Image Map

Pedido do Leitor: O Ciclo da Herança

A pedido do leitor Victor Hugo Machado, hoje vou falar um pouco sobre o Ciclo da Herança, sobre o qual eu mesma sei muito pouco.

           


            Andei pesquisando, é claro, e li algumas críticas e comentários variados sobre os livros, na maioria positivos.

            Eu lembro de ter visto o filme Eragon nos cinemas. Desde as primeiras chamadas para o filme, comecei a criar uma grande expectativa, que só aumentou quando eu descobri se tratar de uma série de livros. Eu sempre fui muito nerd fã do gênero fantasia medieval, dragões, anões e elfos, cavaleiros e reis, e todo esse universo “Dungeons and Dragons”, por assim dizer. Porém o filme foi uma grande decepção para mim, que o achei muito vazio e bobo.

A propósito, de quem foi a ideia de fazer as asas dos dragões com esse aspecto de penas ao invés da asa membranosa tradicional? Que mau gosto. Penas não combinam com dragões.


            Isso me desanimou muito a comprar o livros, que eu alimentava esperanças de serem a próxima série de livros na minha estante, ao lado de Harry Potter e O Senhor dos Anéis.

            Mas voltaremos a isso mais adiante. Vamos passar a alguns aspectos mais técnicos da série:

Os Livros:

            Bem, inicialmente foram idealizados como uma trilogia, sob o título de A Trilogia da Herança. Porém o autor, ao escrever o terceiro e que deveria ser o último livro da saga, percebeu que não conseguiria responder satisfatoriamente às questões levantadas nos dois primeiros volumes em apenas um livro. Assim, decidiu acrescentar mais um, e A Trilogia da Herança virou O Ciclo da Herança.

            A série é composta pelos seguintes livros:

   Eragon:



Eldest:



Brisingr: 



Herança:



Passada no mundo fictício da terra de Alagaësia, um mítico continente, a história se foca em um rapaz de 17 anos – acompanhado de seu dragão – na luta contra a tirania de um império do mal. Este garoto é Eragon, que ao lado de sua parceira Saphira, uma dragão com a qual compartilha sua consciência, divide a descoberta de ser um Cavaleiro de Dragões, um lendário grupo que governava essas terras em tempos passados. O Imperador Galbatorix, que destruiu a antiga Ordem dos Cavaleiro de Dragões e pegou a coroa para si, envia seus assassinos para capturar o rapaz e Saphira, e assim, o Cavaleiro inicia a sua jornada

(Retirado da velha e boa Wiki)


O autor da série é Christopher Paolini, hoje com 30 anos, que começou a escrever Eragon com apenas 15 anos de idade (uau, hein?).


O Filme:

Voltando agora ao assunto do começo do post, como ia dizendo, andei pesquisando o que os leitores acham do livro, e por mais diversas que sejam as opiniões, todas parecem ter um ponto em comum: o filme é uma porcaria, e denegriu a imagem dos livros.

O filme Eragon, lançado em 2006, tem no elenco Edward Speleers (Eragon), Rachel Weisz (Saphira), Jeremy Irons (Brom) e Sienna Guillory (Arya). O filme sofreu muitas críticas negativas, tanto especializada quanto de fãs, e o retorno foi tão ruim que Fox parece ter perdido completamente o interesse em adaptar o outros livros.

A maioria dos fãs afirma que o filme fez o livro parecer raso, o que eles garantem não condizer com a verdade, defendendo que há uma trama muito mais interessante e profunda nos livros de Paolini do que a telona fez parecer. 


A Crítica:

Os críticos “pegaram no pé” dos livros pela semelhança entre estes e outras sagas famosas, principalmente O Senhor dos Anéis e Star Wars, já que a história contém muitos elementos das duas séries. Uma mistura que, a meu ver, se não consegue ser original, tampouco parece ser desagradável. Porém a opinião geral é de que o autor vem evoluindo ao longo dos livros e de que a história merece ser lida.


Euzinha:

Confesso que depois de escrever esse post, minha curiosidade pela série (que sempre encarei com indiferença e um certo desdém depois de ver o filme) voltou a acender, e colocarei os livros em minha (longa) lista de leitura.

Victor, espero que tenha gostado desse post especial, e sinta-se à vontade para acrescentar qualquer informação ou opinião que desejar.

Aos fãs do Ciclo da Herança, fica o meu convite para se manifestarem, falarem sobre o livro, sobre o filme, sobre o autor...  



Um comentário:

  1. Nossa, que post fod* kkkkk gostei do seu levantamento acerca o filme, e a série, mesmo sem ter lido. Bem, eu fiz esse pedido, porque comecei a colecionar, porque minha madrinha deu de presente o segundo da série, Eldest, e tenho uma pergunta para você Raiane: Eu não só sou colaborador do Yu-gi-oh 5 Ds, como também, adm da página Teorias de One Piece. Bom, eu sou bastante elogiado, e creio que sou bom em análises e críticas por meio disso, e aqui pergunto, se você gostaria que eu fizesse uma análise de cada livro, após ler todos, e deixasse os devidos créditos a vocês? ^^

    ResponderExcluir